Equipa

 

COORDENADOR
Miguel Cardina
miguelcardina@ces.uc.pt
Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) do qual é, atualmente, Presidente do Conselho Científico. Tem trabalhos sobre as oposições políticas à ditadura do Estado Novo, sobre a guerra colonial e sobre os campos da história oral e dos estudos da memória. Os seus interesses de investigação atuais centram-se nas dinâmicas entre história, memória e poder.
GESTÃO DE PROJETO
André Caiado
andrecaiado@ces.uc.pt
Doutorando no Programa de Doutoramento ‘Patrimónios de Influência Portuguesa’ na Universidade de Coimbra. Concluiu o Mestrado em Economia e Gestão Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na história e memória da guerra colonial portuguesa/lutas de libertação, estudos de memória de guerra, monumentalização e musealização, peregrinações militares e turismo da saudade.
INVESTIGADOR
Bruno Sena Martins
bsenamartins@ces.uc.pt
Investigador do CES, vice-presidente do Conselho Científico e co-coordenador do Programa de Doutoramento ’Human Rights in Contemporary Societies’ da Universidade de Coimbra. Antropólogo e doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Os atuais interesses de investigação debruçam-se sobre os temas do corpo, deficiência, direitos humanos e colonialismo.
INVESTIGADORA
Diana Andringa
dianaandringa@ces.uc.pt
Investigadora do CES e doutorada em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE - IUL. Jornalista de carreira, é atualmente documentarista independente. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória da tortura em Portugal e Colónias (1926-1974) e na memória da ditadura, do colonialismo e da guerra.
INVESTIGADORA
Inês Rodrigues
inesrodrigues@ces.uc.pt
Investigadora do CES e doutorada em Pós-colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra, onde desenvolveu uma tese sobre as representações do Massacre de 1953 em São Tomé e Príncipe. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória, nas teorias pós-coloniais e nos debates sobre a representação e evocação das guerras coloniais e de libertação. 
INVESTIGADORA
Natália Bueno
nataliabueno@ces.uc.pt
Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, onde desenvolveu uma tese sobre o processo de reconciliação moçambicano com base em uma inovadora conceptualização e operacionalização de reconciliação. Seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória, das guerras coloniais e de libertação, e nos debates sobre justiça transicional e reconciliação em sociedades com passados violentos.
INVESTIGADORA
Teresa Almeida Cravo
teresacravo@ces.uc.pt
Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do CES. Doutorada pela Universidade de Cambridge. A sua tese centrou-se numa crítica dos discursos de sucesso e fracasso da comunidade doadora ocidental, em particular na sua relação com Moçambique e a Guiné-Bissau. Os seus interesses de investigação atuais incluem estudos críticos sobre paz e violência, segurança, desenvolvimento, intervencionismo global e política externa, em particular no contexto lusófono, assim como pós-estruturalismo e análise de discurso.
INVESTIGADOR
Vasco Martins
vascomartins@ces.uc.pt
Doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE - IUL, onde desenvolveu uma tese sobre etnicidade e modernidade no séc. XX em Angola. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nas questões de nacionalismo e etnicidade, memória e guerra, sobretudo em países com experiência de conflito na região da África Austral.
INVESTIGADORA
Verónica Ferreira
veronicaferreira@ces.uc.pt
Doutorada em ‘Discursos: História, Cultura e Sociedade’ na Universidade de Coimbra. Concluiu o Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nas representações políticas e mediáticas; estudos de género; pós-colonialismo; discursos sobre violência e memórias digitais dos antigos combatentes.